O uso do telefone ao volante é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Não é permitido falar ao celular nem mesmo utilizando fone de ouvido. Mesmo assim ainda tem motorista que se arrisca.
O caminhoneiro Hélio Lemos Felipe aprendeu a lição. Após passar por alguns apuros, ele não mexe mais no celular quando está ao volante.
Atender chamadas conectado ao som do carro também gera infração
Alguns motoristas fazem até chamadas de vídeo dirigindo. E outros motociclistas até pilotam com o fone de ouvido conectado ao aparelho. Mas atender a essas chamadas, seja de vídeo ou de áudio, só é permitido com o carro parado em local seguro, ou de preferência estacionado.
Se o motorista receber uma ligação conectada ao som do carro ou com fone de ouvido comete infração grave, a multa é de R$ 130 e quatro pontos na carteira.
Só em Minas Gerais foram aplicadas mais de 6 mil multas por uso de celular na direção no primeiro trimestre de 2023. Fator esse que pede a reorientação dos motoristas.
“Nós, enquanto educadores, o que orientamos? Não mexa no celular, não atenda o celular, peça a alguém que está do seu lado para atender ou então ao entrar no seu carro coloque aquela mensagem que já tem no aplicativo: ‘estou dirigindo, me ligue mais tarde’”, recomenda Rosely.
Fonte: https://g1.globo.com/
Comments