Caso foi detectado após sequenciamento genético de amostras positivas de Sars-Cov-2 enviadas ao Rio de Janeiro.
A Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, confirmou o primeiro caso da variante ômicron na cidade. Segundo o município, o paciente, vacinado com as duas doses contra a Covid-19, se encontra com sintomas leves e em isolamento domiciliar. O sexo e idade não foram divulgados pela Prefeitura.
De acordo com a Prefeitura, a equipe de vigilância epidemiológica municipal identificou o caso após sequenciamento genético de amostras virais positivas para Sars-Cov-2 feito pela Secretaria Estadual de Saúde.
Ômicron: as boas e más notícias da nova variante da Covid e o que tudo isso significa
Devido ao alto risco de contaminação, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a
população reforce os cuidados preventivos contra a Covid-19.
"A população deve estar atenta ao uso adequado de máscaras, manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer o uso do álcool gel, lavar constantemente as mãos, além de realizar o ciclo completo do esquema vacinal contra o Covid-19", alerta a Prefeitura.
O secretário de Saúde, Leonidas Henringer, afirma que apesar do aumento expressivo de contágio, há um baixo índice de internação no município. A porcentagem da população já vacinada com a segunda dose é de mais de 90%.
A secretaria lembra que Sars-Cov-2, conhecido como novo coronavírus, é uma cepa identificada em 2019 e, em função de suas características genéticas, se torna mais transmissível podendo evoluir para quadros clínicos mais graves.
Fonte: https://g1.globo.com/
Comments