top of page
Foto do escritorRedação Revista Conceito

CARNAVAL 2023: Acadêmicos do Caxito coroará sua princesa no dia 17 de dezembro.



As expectativas são grandes para o carnaval de 2023 em Maricá. Após dois anos sem carnaval devido a pandemia da Covid-19 a Acadêmicos do Caxito chega com força trazendo em seu enredo uma história de muita luta e força. A partir do dia 17 de dezembro os ensaios serão realizados na quadra da GRES Tradição de Maricá que fica no bairro de Itapeba na rua Elis Regina s/n. O enredo “Dos tumbeiros às favelas: a resistência de um povo no sonho de liberdade’’ tem a finalidade de mostrar a todo o público do carnaval maricaense a força do negro que, depois do dia 14 de maio de 1888, foi entregue a própria sorte,

sem rumo, em busca da sua própria força uma forma de resistir ao racismo e ao preconceito.


O enredo encontrará na história da escravidão negra do Brasil toda a árvore genealógica de preconceito que existe hoje nosso país e nos fará refletir se realmente estamos “libertos”.


Através das histórias de um Griô, o sábio mais velho, os negros vindos de África, onde eram membros da realeza, foram capturados por rivais, vencidos, escravizados e levados para o novo mundo, onde sofreram por anos de açoites e grilhões, lutando por liberdade até a abolição, esta fantasiada de uma falsa liberdade, tendo como o preconceito uma forma escravidão, vivida até hoje.


O desfile é fechado mostrando o quanto somos ricos culturalmente, e o quanto nos orgulhamos de nossa cor e das conquistas de um povo que construiu com o próprio sangue esse país, e que o poder da resistência é a voz da liberdade.


A Acadêmicos do Caxito promete um desfile cheio de garra e força mostrando a negritude de um povo.

63 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page