Se uma crise faz algumas modalidades de negócios despencarem em contrapartida ela sempre vai alavancar outras. Em tempos de coronavírus nunca antes os deliverys se mostraram tão atuantes. Os números estão aí para provar: de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o faturamento com a entrega de comida bateu os R$ 9 bilhões só em 2015! Porém, alguns comerciantes ainda parecem sentir muita dificuldade na hora de
empreender no seu delivery. Neste artigo vamos dar algumas dicas importantes que podem fazer muita diferença para alavancar as suas vendas. não basta contratar um motoboy e começar a entregar: a gestão de um serviço de entregas é muito mais complexo que a administração de um restaurante!
Comece com o pé direito: confira estas 10 dicas fundamentais para montar um delivery de sucesso e domine o mercado!
1. Pense grande e comece pequeno.
O delivery tem muito potencial para aumentar a sua clientela e o seu faturamento, por um valor relativamente baixo. Ainda assim, como tudo no mundo dos negócios, é preciso que você avalie se este investimento vale a pena.
O ideal é começar pequeno, mas pensando grande: não vá fazendo entregas por toda a cidade logo de cara! Inicie as operações com um teste na região do seu
estabelecimento. Além disso, vale a pena começar apenas os pratos de montagem mais simples, de modo que você não tenha que investir em embalagens específicas logo de cara. Se der tudo certo, você pode – e deve! – fazer o serviço crescer.
Depois de algum tempo, avalie os resultados. É preciso ter alguns fatores em conta:
O real interesse dos clientes. Às vezes, a proposta de um estabelecimento não combina bem com a do delivery, e os clientes preferem visitar o restaurante a receber a comida em casa.
Se a procura é homogênea. O movimento no delivery tende a ser maior nos finais de semana. Caso ele não seja vantajoso nos demais dias, você pode restringir o serviço apenas às sextas, sábados e domingos.
O retorno financeiro trazido pelo delivery. Se, em seu teste, o serviço nem ao menos se pagou, ele provavelmente não vale a pena.
2. Divulgue o serviço
Por mais que o seu estabelecimento já seja conhecido, é essencial que o público fique sabendo de seu novo serviço. Por isto, uma vez que você tenha definido como ele vai funcionar – pelo menos no início – é hora de divulgá-lo em sua região de atuação.
Os anúncios em redes sociais são uma excelente ferramenta para isto: ao fazer a
segmentação, você pode atingir apenas o público local, que vive ou trabalha nos bairros que você vai atender. Outra vantagem é que as ações são mensuráveis, assim, você pode investir apenas nas que efetivamente dão resultado.
Ainda assim, não dispense a mídia offline. Você pode distribuir panfletos, em estabelecimentos comerciais locais e prédios residenciais. É uma poderosa ferramenta de divulgação!
Caso o serviço tenha restrições de produtos ou de zonas de entrega, deixe isto explícito nos materiais. Do contrário, você pode acabar com clientes frustrados, tudo o que você não quer!
3. Diferencie-se da concorrência
Muitos proprietários de restaurantes já perceberam que um bom serviço de delivery pode ser uma verdadeira mina de ouro. Portanto, se você pretende se lançar a este mercado, saiba que a concorrência será acirrada! Deste modo, uma das suas missões mais importantes é buscar dar ao público motivo para usar o seu serviço ao invés de ir aos concorrentes.Brindes, descontos, compromisso com uma entrega rápida… Estude os estabelecimentos que competem com você e analise uma necessidade que eles não cobrem. Ela pode ser a oportunidade que você procurava para expandir os negócios!
4. Tenha embalagens inteligentes
Uma das maiores dores de cabeça de estabelecimentos que oferecem delivery é a qualidade da comida quando ela chega na casa do cliente.Problemas como uma pizza com os recheios misturados, massas com molho vazando da embalagem e bebidas quentes não passam despercebidos!Não há escapatória: é preciso investir em embalagens apropriadas para os produtos que você entrega. Trabalhe junto com empresas especializadas para criar compartimentos que preservem ao máximo as características dos pratos, não vazem e os mantenham na temperatura ideal.
Tudo isto mostra que você se importa com a experiência do cliente, exatamente como deve ser. O cuidado é um poderoso fator de fidelização! Saiba mais sobre isso na próxima dica!
5. Invista na fidelização de clientes
Não, nós não cansamos de bater nesta tecla! Manter um cliente antigo custa entre 5 e
7 vezes menos que conquistar um novo. Fidelizar não é uma escolha: é questão de garantir a sobrevivência do seu estabelecimento! O seu delivery não é exceção. Você não quer que seus clientes peçam apenas uma vez: quer que eles sejam assíduos!
O primeiro passo é, obviamente, oferecer um serviço de alto nível. Entretanto, este é só o começo: contar com um programa de fidelização é importantíssimo. E você nem precisa ir assim tão longe! Oferecer um brinde para pedidos acima de um valor específico ou uma refeição grátis a cada dez consumidas são ações simples, mas com um efeito poderoso.
6. Não se esqueça dos aplicativos
Ficar pendurado no telefone é coisa do passado. Hoje, há uma forma muito mais ágil de se fazer um pedido em um delivery: os aplicativosespecializados em delivery. Eles permitem que, com poucos toques – e sem usar o telefone – seu cliente não apenas faça o pedido, como, também, pague por ele. Estas soluções vieram para ficar: se você quiser conquistar – e manter – uma boa fatia de mercado, é essencial trabalhar com eles.
Não tenha medo de corroer seu faturamento: geralmente, os desenvolvedores cobram uma comissão sobre o valor de cada venda, que costuma ficar entre 10 e 15%. Você só paga pelo uso se efetivamente vender!
7. Leve os feedbacks dos clientes em consideração
As redes sociais, os sites e os aplicativos personalizados deram muito mais voz aos clientes. Deste modo, os estabelecimentos recebem muito mais feedback (positivo ou negativo) do que antes. Não basta agradecer os bons e ignorar os ruins: é preciso levar todos eles em consideração: às vezes, pode ser que o público note um ponto fraco do seu serviço que você não tinha notado.
Além disso, é essencial sanar eventuais casos de insatisfação do cliente. É possível que o saldo da experiência seja positivo e que ele não apenas saia satisfeito, mas divulgue seu estabelecimento a conhecidos.
8. Mantenha o cardápio especializado
Se você usa técnicas de engenharia de cardápios, sabe que alguns pratos simplesmente não são rentáveis: seja porque os ingredientes são caros ou porque eles não têm muita saída, não vale a pena mantê-los no cardápio.
Não há problema algum em remover determinados itens do menu: você, como empresário, tem que tomar uma atitude. O problema é parar de vender um prato e não fazer a alteração correspondente no cardápio! Novamente, é algo que pode frustrar muito o cliente.
Portanto, mantenha o menu sempre atualizado. Não custa nada! Por mais que alguns clientes possam deixar de fazer pedidos com você, você preserva a reputação do seu estabelecimento.
9. Mantenha um cadastro de clientes
O atendimento personalizado é um fator que dá uma enorme vantagem competitiva
a qualquer negócio.
Pense como consumidor: não é incrível como quando a pessoa que te atende te chama pelo nome, conhece suas preferências e te indica novos itens baseado nelas?
Deste modo, esforce-se para que o seu negócio ofereça o mesmo. Mantenha um cadastro dos clientes – principalmente os fiéis – e encoraje sua equipe para que eles trabalhem como consultores, ao invés de meramente empurrar qualquer mercadoria para o cliente.
Garantimos: o público vai notar a diferença. O resultado virá sob a forma de mais clientes fiéis e, consequentemente, mais lucro.
10. Tenha um sistema delivery para ajudar a coordenar as operações
Criar um delivery de sucesso é um desafio, sem sombra de dúvidas. Superá-lo fica muito mais fácil se você tem um sistema de gestão para te ajudar.
Com ele, você pode administrar os custos e os retornos que ele te traz, de modo a saber se o serviço realmente dá retorno, ou é apenas um gargalo de custos.
Além disso, com a funcionalidade de cadastro de clientes fica muito mais fácil prestar o atendimento personalizado que o público quer: você pode acessar os últimos pedidos, para saber o gosto daquela pessoa e dar sugestões.Também é possível controlar as entregas, saber quanto tempo elas levam para chegar e quais são os entregadores mais eficientes. Este conteúdo foi útil? Gostaria de receber mais conteúdos como este? Cadastre-se em nosso site e receba nosso conteúdo atualizado.
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