top of page
Foto do escritorRedação Revista Conceito

Em defesa ao Meio Ambiente, lei proibi supermercados à oferecer sacolas plásticas.


Os supermercados do Rio de Janeiro estão proibidos de oferecer sacolas de plástico para seus clientes transportarem mercadorias. A mudança tem como um de seus principais focos a preservação da vida marinha entre outras.

Atualmente, utilizamos uma média global de aproximadamente 60 quilos de plástico por ano por pessoa. Nas regiões mais industrializadas – América do Norte, Europa Ocidental e Japão – a média é de mais de 100 quilos per capita. Em um novo estudo, pesquisadores estimaram que cerca de 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram fabricadas a partir de petróleo bruto desde 1950. Desse total, cerca de 30% permanecem em uso – em lares, carros ou fábricas. Outros 10% foram queimados.

Isso significa que 60% da quantidade total de plástico produzido até o momento leva uma existência obscura, seja em lixões ou descartado ao acaso. Globalmente, isso significa que existem cerca de 650 quilos de lixo plástico inutilizados. Frequentemente esse plástico descartado vai parar nos oceanos. A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) estima que 2% da produção total de plásticos acaba nas águas oceânicas.

O G20, grupo das maiores economias do mundo, também colocou a poluição oceânica em sua agenda com um plano de ação conjunta para reduzir o lixo marinho, também acordado em junho. Significaria isso que o problema está a caminho de ser resolvido? "Se é para a Terra continuar sendo o planeta azul, temos que parar de sufocar os oceanos com lixo", disse a ministra alemã do Meio Ambiente, Barbara Hendricks.

"A dimensão da inundação global de lixo se tornou inconcebivelmente enorme. Então, estou muito feliz com o acordo do G20 sobre um plano de ação conjunta", comemorou. "Isso leva faz a proteção de nossos oceanos dar um grande passo adiante em termos de consciência global." O Rio de Janeiro já está fazendo sua parte. A partir desta quarta-feira (26/06), os supermercados do Rio de Janeiro estão proibidos de oferecer sacolas de plástico para seus clientes transportarem mercadorias. Uma lei estadual aprovada na Alerj na última quarta-feira (19), obriga que as lojas de varejo troquem as bolsas de plástico por modelos feitos com material renovável.

Segundo especialistas as mudanças nos hábitos serão sentidas nos próximos 100 anos. Nossos bisnetos agradecem.




9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page