Taça Henrique Pádua vem sendo um sucesso dentro e fora de quadra.
A Liga Cabofriense de Esportes Praianos (LICEP) avançou muito em estrutura nesse último ano. Desde que o atual presidente (Dario Monteiro) assumiu a entidade, vem lutando para que o Futebol de Praia e o Beach Soccer tenham uma condição melhor de serem praticados e também assistido pelo público em geral.
A LICEP conseguiu comprar duas tendas grandes para que os atletas que não estiverem jogando pudessem estar protegidos do sol, assim como a comissão técnica. Além disso, cercou todo o “campo” de jogo com telas de rede, isolando assim os atletas dos torcedores e banhistas.
Fora de campo os ganhos foram ainda maiores. Em parceria com uma empresa do ramo, conseguiu quatro banheiros químicos a cada rodada da Taça Henrique Pádua, algo inédito nas competições. Anteriormente os atletas, comissão técnica e torcedores procuravam estabelecimentos particulares não tão próximos dos jogos para poderem utilizar, nem sempre conseguindo autorização dos proprietários dos mesmos.
A LICEP conquistou recentemente mais duas vitórias. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, conseguiu que fosse deslocado para as partidas uma equipe da Guarda Municipal e também uma ambulância, aumentando assim a segurança de atletas e torcedores. Nessa última rodada um torcedor passou mal e foi prontamente atendido pela equipe de socorro presente.
Na parte de tecnologia a LICEP fez o seu site, profissionalizou suas redes sociais, assim como sua assessoria de imprensa, divulgando melhor suas competições, atletas e clubes, valorizando os patrocinadores.
Quando assumiu a direção da LICEP, Dário Monteiro se deparou com uma situação difícil, mas com muito trabalho vem conseguindo arrumar a casa.
- Quando assumimos a LICEP infelizmente existia uma reputação muito ruim com relação aos campeonatos, as frequentes brigas, enfim. Afastava a torcida e também os verdadeiros amantes do esporte, assim como os patrocinadores. Primeira coisa que fizemos foi ter uma comissão disciplinadora com advogados que julgariam os casos e caso houvesse suspensão o atleta perderia todo o campeonato e dependendo da situação seria banido. Tivemos uma redução grande nos casos e hoje o futebol de praia não é mais conhecido pela violência. Estamos mudando esse status, os grandes jogadores estão retornando, assim como a torcida e os patrocinadores - disse Dário.
Muitas outras demandas ainda estão para sair do papel, por isso, Dario Monteiro tem trabalhado incansavelmente em continuar dando o máximo de estrutura para que a modalidade cresça ainda mais na cidade.
- Tivemos muitos ganhos nesse último ano, algo que nunca houve no futebol de praia. As tendas, guarda municipal, ambulância, banheiros públicos, mídia, enfim. Estou buscando outras parcerias e queremos fazer de Cabo Frio a capital do esporte praiano na nossa cidade, desde as divisões de base até o adulto. É uma luta e esperamos que todos tenham essa consciência e fazer cada um sua parte, pois não adianta só a diretoria da Liga fazer, os clubes, atletas, torcedores, patrocinadores, todos precisam estar na mesma direção para que venhamos crescer cada vez mais.
Em um momento onde o esporte cabo-friense passa por uma grande recessão no esporte, principalmente em suas Ligas, a LICEP mostra que com muito trabalho, diálogo e união, o esporte sempre sobressai.
Texto: Léo Borges
Fotos: Léo Borges
Comments