É isso mesmo! Foi descoberta mais um utilidade para esse incrível produto que é o Bicarbonato de sódio. Ele auxilia no clareamento de roupas, junto com o limão é um poderoso peeling e rejuvenecedor da pele, clareia os dentes, deixa o frango empanado mais crocante, trata assaduras, retira o mofo de casa, retira manchas e mal cheio...e retira 96% do agrotóxico das maçãs. Também é importante ressaltar que o estudo apenas avaliou maçãs tratadas em laboratório com dois tipos de agrotóxicos (tiabendazol e fosmete), um fungicida e um inseticida que são utilizados no estágio final da cultura da maçã. No entanto, existem diversos tipos de praguicidas e cada um deles se acumula de modo diverso nas diferentes frutas e vegetais, o que faz com que não exista garantia de que o bicarbonato será também eficiente em situações de uso de outros produtos.
De acordo com um estudo publicado na última semana no periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry, deixar a fruta 15 minutos imersa em uma solução da substância reduziu 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet.
As maçãs estão no topo da lista de frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas e embora esses produtos sejam aprovados pela agência americana de proteção ambiental (Epa, na sigla em inglês) e considerados seguros em doses baixas, algumas pesquisas sugerem que é difícil avaliar com precisão seu impacto sobre a saúde ao longo do tempo.
Para avaliar a eficácia do bicarbonato, os pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, compararam três métodos de limpeza: bicarbonato, água corrente e hipoclorito de sódio. Inicialmente, a equipe expôs, por 24 horas, maçãs ao fosmet e ao tiabendazol, dois pesticidas comuns.
Em seguida, as frutas contaminadas foram limpas de três formas diferentes: imersas em água misturada com bicarbonato (10 mg/ml) por 15 minutos, lavadas com água da torneira por dois minutos e mergulhadas em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml) por 8 minutos.
Os resultados mostraram que, de longe, o bicarbonato foi o método mais efetivo. Após o período de imersão na solução, as maçãs tiveram 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet reduzidos em sua superfície e também em camadas mais profundas. O método menos efetivo foi lavar o produto com água corrente.
Na ausência do bicarbonato ou tempo, os pesquisadores recomendam lavar a maçã com água corrente antes do consumo ou descascá-la, embora perca as fibras presentes nas cascas. Porém, e a sua preocupação é levar para sua famíla o produto mais saudável possível a melhor solução é buscar por produtos orgânicos.
Como identificar o fruto orgânico
Os frutos orgânicos podem parecer menores e menos brilhantes e vistosos do que o produto que leva agrotóxico. A casca da fruta pode apresentar imperfeições e até mesmo uma minhoquinha pode ser encontrada circulando entre eles. Caso isso aconteça, fique tranquilo; você vai estar levando para sua família o produto mais saudável.
Comentarios