top of page
Foto do escritorRedação Revista Conceito

Será que dá para garantir a viagem de férias com segurança durante a pandemia de Covid-19?

Atualizado: 27 de dez. de 2020


É difícil responder essa pergunta com um simples "sim ou "não". O momento não é recomendado para viagens segundo a OMS Organização Mundial de Saúde. Mas caso você decida que vai viajar assim mesmo, é importante estar atento à alguns detalhes antes de marcar sua viagem. Todo esse tempo de confinamento vem deixando muita gente ansiosa pelo momento de fazer as malas e embarcar em uma revigorante viagem de férias. Porém, existe a questão da pandemia que ainda não acabou. Apesar de estarmos muito próximos da vacinação em massa os números de contaminação voltaram à crescer; e os cuidados precisam continuar até que finalmente a vacina chegue até nós. Para quem não resiste à tentação de encarar uma viajem nessa fase vale estar atento à alguns detalhes que podem diminuir o risco de contaminação. ATENÇÃO AO ESCOLHER O DESTINO Procure se informar sobre a situação da pandemia na Região. Dê preferencia à destinos em que o índice de contaminação esteja em queda.

TRANSPORTE Prefira viajar em seu carro particular. Ele será o meio de transporte mais seguro. Cuide da higienização do seu veículo. Existem produtos que garantem a eliminação de até 99% de germes e bactérias. Limpe volantes e superfícies muito tocadas como maçanetas com álcool 70%. Viaje com os membros da família que convivem na mesma residência.


HOSPEDAGEM Procure por hotéis e pousadas que realmente estejam respeitando as regras de redução de capacidade de ocupação. Informe-se se as seguintes regras estão sendo seguidas no estabelecimento: Como são lavadas as roupas de cama? Como está funcionando a higienização do ambiente e com que frequência? Os funcionários são obrigados a usar máscara? Existe aferição de temperatura antes da entrada dos hóspedes?

RESTAURANTES, BARES E PUBS Outro setor que precisa ser criteriosamente analisado são os restaurantes, bares e pubs: Esteja atento se o estabelecimento está seguindo as seguintes regras: Existe álcool em gel disponível na entrada do estabelecimento? Existe álcool em gel em todas as mesas? Cozinheiros, garçons e funcionários em geral usam máscara? As mesas estão respeitando a regra de distanciamento de até 1m?

PROCURE PRAIAS DESERTAS Evite aglomeração! Caso decida ir à praia procure um local isolado...praias menos conhecidas com certeza estarão menos aglomeradas.

Foto tirada antes da pandemia.

PASSEIOS DE BARCO Os passeios de barco na Região dos Lagos do Rio de Janeiro estão funcionando

Walder Ataíde e sua esposa Silvia Ataíde - Naval Turismo Náutico

seguindo as regras de distanciamento. Conversamos com o empresária Walder Ataíde da Naval Turismo Náutico que nos informou que todas as regras estão sendo seguidas neste retorno da atividade que ficou parada por 8 meses. Nossos passeios estão funcionando com aferição de temperatura no ato do embarque, disse Walder Ataíde. Os barcos estão saindo com 50% da capacidade e o uso de máscaras dentro da embarcação é obrigatória para passageiros e funcionários. A remoção das máscaras só é permitida para mergulhos. Existem também nas embarcações totens de álcool em gel disponíveis. A higienização da embarcação também está seguindo regras rigorosas à cada embarque e desembarque. SERRA Muitas pessoas estão procurando o destino serrano por serem locais com menos procura nessa época do ano. A dica para quem busca se refugiar na serra é optar por trilhas e caminhadas ao ar livre em grupos reduzidos... de preferencia sua família e um guia. Não esqueçam de usar máscara principalmente na presença de qualquer pessoa que não seja membro da sua família imediata. Outros fatores também precisam ser levados em consideração: Você é do grupo de risco para contrair a manifestação mais grave da covid-19? Mora com alguém dessa categoria? Você teve recentemente algum sintoma que possa estar relacionado à doença? Entrou em contato com alguém que tem algum motivo para estar infectado? Além disso, prefira viajar com pessoas que moram com você para diminuir o risco de contágio. Texto: Elaine Ribeiro Fonte: catracalivre.com.br


143 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page