top of page
Foto do escritorRedação Revista Conceito

Vamos de bike? Conheça13 motivos para pedalar e comece hoje mesmo! Sua saúde agradece


Pedalar libera endorfina e serotonina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar e prazer. Sair de casa para espairecer auxilia seu organismo a regular o estresse e a prevenir doenças mentais relacionadas a essa situação, como a ansiedade.


Por acelerar o metabolismo, pedalar auxilia na perda de peso. Basta apenas uma hora por semana para já notar diferenças no seu corpo, mas vale lembrar que o recomendado pela OMS são cinco horas de atividades físicas por semana. Então, vale complementar.

Ao pedalar, você queima calorias mais rápido e evita o acúmulo de gorduras.

Entre os benefícios de pedalar, o exercício também tonifica artérias e veias, reduzindo a pressão arterial. Isso acontece porque a contração e o relaxamento durante a atividade física trazem mais força e resistência ao coração.


Algumas atividades, até diárias como limpar a casa, demandam um esforço extra da gente. Com isso, ficamos ofegantes e sem concluir a tarefa direito. Mas você sabia que, ao incluir a pedalada na sua rotina, ganhará mais fôlego?

Isso porque nossos pulmões se tornam mais resistentes devido ao exercício exigir muito oxigênio. Com o tempo de prática, seus pulmões ganharão mais resistência e você conseguirá se auto desafiar, como por exemplo subir uma rua íngreme.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL, conhecido por colesterol bom, e o LDL, conhecido por colesterol ruim. Para a maioria das pessoas, diminuir o colesterol LDL não é uma tarefa fácil. No entanto, a boa notícia é que pedalar auxilia na diminuição do índice do colesterol ruim, por queimar substâncias no organismo que favorecem o aumento do LDL.


Outro benefício das pedaladas no sangue é o controle da glicemia. Praticar essa atividade física ajuda a manter o nível de açúcar no sangue equilibrado. Caso você tenha predisposição ou já tenha diabetes, não perca tempo e vá de bike!

Não importa a idade, pedalar tonifica os músculos e os rejuvenescem! Para se ter uma ideia, a Universidade de Birmingham e King’s College London comprovaram que pessoas mais velhas que mantêm atividades relacionadas ao ciclismo, mesmo sendo amadoras, têm a tonificação muscular parecida com a de um jovem.

Ao comparar exercícios como a pedalada e a corrida, percebe-se muito mais impacto quando usamos os músculos diretamente em contato com o chão. Na pedalada, as pancadas sentidas pelas nossas articulações são mais leves. Ideal para quem precisa se exercitar, mas não pode exagerar.

Após uma hora ou menos de pedalada, seu corpo sente que precisa se recuperar. Isso contribui para uma noite de sono mais proveitosa e satisfatória, com mais disposição no dia seguinte.

Pedalar economiza: imagine que você troque o carro de aplicativo pela bike? Ou, então, o transporte público pela pedalada até o trabalho? As bicicletas podem te levar ao destino mais rápido, por evitar trânsito, e de modo mais barato. Não precisa abastecer nem carregar. Maravilhoso, não é mesmo?

De acordo com a Universidade de Bristol, a prática do ciclismo diminui o tempo que a comida leva até chegar no intestino grosso, diminuindo a quantidade de água absorvida. Com isso, as fezes ficam mais macias e mais simples de serem eliminadas, bem como auxilia na constipação.

A atividade envolve todo o corpo para manter o equilíbrio, com isso você pratica a coordenação motora. Com o tempo, você vai se aperfeiçoando e pegando ainda mais prática para realizar manobras mais arriscadas.

Você sabia que andar de bike reduz pode reduzir os riscos de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)? Durante a prática, a frequência cardíaca aumenta, o que auxilia no controle da pressão arterial, bem como na recuperação da força dos músculos do coração.

Cada pessoa se adequa e tem uma rotina própria. Por isso, você precisará avaliar sua situação atual e entender como encaixar o esporte, mesmo que por alguns minutos.

Algumas ideias úteis:

  • Troque a ida ao mercado de carro pela pedalada;

  • Vá para academia de bike;

  • Acorde mais cedo e saia para pedalar pelo bairro;

  • Encontre amigos para praticar;

  • Troque as redes sociais por 20 minutos de pedalada;

  • Aos fins de semana, saia para pedalar em algum lugar agradável da cidade.

É importante estar atento, ainda, que pedalar exige certos cuidados. Fique de olho na sua frequência cardíaca, caso já tenha algum problema pré-existente. Se notar algo anormal, procure acompanhamento do seu time de saúde. Não faça refeições pesadas antes de pedalar, pois pode provocar inchaço, náuseas e mal-estar.

Além disso, se atente para as leis de trânsito: bicicleta também é transporte. Ande sempre na faixa específica. Caso não tenha, fique na faixa da direita, sempre no mesmo sentido da circulação dos carros. Ande sempre com seu kit de segurança: iluminação, capacetes e luvas, ok?

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page